top of page

O EducAção - 1º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E EDUCAÇÃO tem como objetivo estimular a produção e a circulação de obras audiovisuais produzidas em ambiente escolar, discutir e refletir sobre a preservação da memória histórica e do audiovisual.

 

Idealizado a partir da trajetória de duas irmãs, Mirna Werner, na área de ensino, e Téia Werner, na produção de cinema, o festival tem como inspiração outros festivais como o Festival de Cinema da Lapa e a Mostra de Cinema de Ouro Preto.

 

O EducAção contará com atividades formativas e uma mostra de filmes abrangendo obras audiovisuais de estudantes do ensino formal e não formal do Brasil e do exterior. Assim, nasce um espaço fecundo de intercâmbio de ideias com exibições de filmes e participação de profissionais e docentes.

REALIZAÇÃO:

APOIO INSTITUCIONAL:

APOIO:

logo_WP_PB.png
FAP (2).png
logoPPGARTES UNESPAR.jpg
logo_fundação-removebg-preview.png
WhatsApp_Image_2023-06-29_at_16.15.22-removebg-preview.png
logo_cinexu8_2.png
multifoco logo.png
logo_weedoo_PDF-1 copiar.png

EQUIPE

image.png
image.png
image.png
image.png
image.png
Captura de Tela 2023-09-05 às 14.35.35.png
Captura de Tela 2023-09-05 às 14.41.10.png
image.png
Captura de Tela 2023-09-05 às 14.35.15.png
WP_Fest.Educacao_Madu_Fotografa Still.jpg

TÉIA WERNER

Produção, Direção e Curadoria

Mestra em Artes - Programa de Pós Graduação em Artes -PPGARTES Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Especialista em Cinema: Com Ênfase em Produção - UNESPAR Graduada em Tecnologia em Design de Moda -Faculdades Camões. Integrante do LabEducine -Laboratório de Cinema e Educação do Curso de Cinema da UNESPAR. Membro Efetivo da Academia de Cultura de Curitiba – ACCUR. Sócia da Produtora Werner Produções Ltda.

MIRNA WERNER

Produção Executiva

Professora. Graduada em Letras - UFPR. Especialista em Linguística - UFPR e especialista em Cinema com Ênfase em Produção - UNESPAR, ampla experiência em gerenciamento de projetos audiovisuais. Atualmente é diretora da Werner Produções. Entre seus principais trabalhos no cinema estão os documentários "À Luz de Bruel de Téia Werner e Silvia Gabriela", "Tecendo a vida de Teia Werner", "Sola de Sergio Bertovi”, "Se não for divertido não tem graça de Vinicius Comoti” e “Geração Cinemateca de Miriam Karam”

MURILO LAZARIN

Direção, Coordenação Pedagógica e Audiovisual

Graduado em Cinema e Audiovisual pela UNESPAR, atua com educação há mais de 10 anos e assina vários trabalhos fílmicos como fotógrafo e diretor.

SOLANGE STECZ

Coordenação Pedagógica, Coordenação Simpósios

Doutora em Educação pela UFSCAR. Professora do programa de Pós Graduação em Artes PPGARTES e do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Paraná. Coordenadora do PPGARTES e do Laboratório de Cinema e Educação LabEducine/Unespar. Membro do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da UNESCO-MOWBRASIL. Secretaria Nacional do Centro de Pesquisadores do Cinema Brasileiro. Representa as Universidades Estaduais do Paraná, no Conselho Estadual de Cultura do Paraná, onde atuou também nas gestões de 2012-2014 e 2014-2016. 2020-2022. Membro da Rede Kino (Rede Nacional de Cinema e Educação) Foi diretora de Cultura da UNESPAR e diretora da Cinemateca de Curitiba

SILVIA GABRIELA ALVES DE ALBUQUERQUE QUELUZ

Produção, Ministrante de Oficina e Curadoria

Professora, roteirista, diretora e curadora. Formada em Letras Português (UFPR-1995. Especialista em Linguística aplicada ao Ensino (UFPR -2001); Programa de com o Projeto: “O cinema como linguagem e expressão artística: uma nova forma de aprender e dizer” (2012-2013 - SEED-UFPR) Especialista em Cinema com Ênfase em Produção (UNESPAR – 2017).

BÁRBARA BULHÕES

Coordenação Simpósios

Mestranda pelo PPGArtes/UNESPAR. Graduada em Teatro; Especialista em Pedagogia Waldorf; trabalha com arte e educação há 28 anos. Dramaturga, atriz, escritora, educadora. Trabalhou com Augusto Boal, Gilberto Gil, Gringo Cardia, Denise Stoklos entre outros.

RAFAELA CALIL

Coordenação Simpósios

Jornalista, Designer Educacional e mestranda em Artes com pesquisa voltada ao uso do podcast como ferramenta audiovisual de ensino e aprendizagem em escolas. Produtora Executiva do LabEducine -Laboratório de Cinema e Educação e Integrante do projeto Cinema Educa - Audiovisual e Educação, Organizadora do projeto Litteraria, que aborda temáticas voltadas a "Diálogos: Processos Identitários" em Literatura de Língua Portuguesa e co-organizadora do livro "Narrativas docentes: cinema e educação - Conexão Brasil/Uruguai".

MIRIAM KARAM

Assessoria de imprensa

Jornalista e documentarista, formada pela então Universidade Católica do Paraná (hoje PUC), com especializações na ECA/USP e na Unespar-PR. Como jornalista atuou nos principais órgãos da imprensa nacional, em Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro, incluindo os jornais Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo, Valor Econômico; e nas TVs Globo, Abril Vídeo, Canal Futura, SBT e Band. E realizou dezenas de vídeos institucionais e documentários para TV. Já foi membro do Conselho Estadual de Cultura, de 2000 a 2002; e membro do júri de teatro Gralha Azul, do Paraná. E escreveu, como ghost writer ou em parceria para terceiros, uma dezena de livros.

LUCIANA SCHOLZ

Social media

Graduanda em Comunicação Organizacional - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR; Técnica em Teatro - Colégio Estadual do Paraná; Assistente de Produção: Documentário "Geração Cinemateca"; Documentário "Se não for divertido não tem graça"; Telefilme "Os 80 Gigantes"; Assistente de edição e produtora de conteúdo.

MADU MOLINER

Fotógrafa Still

Artista multidisciplinar, trabalha na área audiovisual desde 2016, principalmente como produtora, fotógrafa, diretora de arte e locutora. Formou-se nos cursos de Produção Cênica e de Artes Visuais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), completando sua formação no campo artístico com cursos, oficinas e laboratórios livres de atuação, performance e dublagem, e nas áreas técnicas, como operação de câmera, iluminação e criação de cenários e figurinos.

OFICINAS

As oficinas são gratuitas e com vagas limitadas a 15 participantes.
A seleção será por ordem de inscrição.
Você poderá inscrever-se em mais de uma oficina.
Os certificados serão enviados por e-mail apenas para quem atingir 100% de presença.

20/09 (QUARTA-FEIRA)

13h30 – 17h30 

Oficina: Introdução à produção audiovisual no espaço escolar

Ministrante: Me. Oda Rodrigues
Carga horária: 4h.

Público alvo: Educadores


EMENTA:
Compreender a Produção Audiovisual como ferramenta no processo de ensino aprendizagem e suas etapas de realização dentro do ambiente escolar.  

 

ODA RODRIGUES

Graduação em Linguística pela Universidade de São Paulo; Mestre em Artes pelo PPGArtes/UNESPAR no campo dos estudos em cinema e educação, professor de Literatura na Rede Pública do Paraná, fotógrafo de movimentos sociais, assina roteiro e direção dos curtas "A pesquisa", "Preâmbulo para amar a rua", "8 Quadras", “Retrato falado” e "Gritos da memória", direção de produção do longa metragem “Franco e o trem do medo”, ex-secretário municipal de cultura de Fazenda Rio Grande; coordena projetos de produção audiovisual no espaço escolar.

image.png

21/09 (QUINTA-FEIRA)

14h – 17h30 

Oficina: Possibilidades Audiovisuais

Ministrante: Danilo Custódio – Mestrando - Unespar
Carga horária: 4h.

Público Alvo: +15anos

EMENTA:
Compreender a Produção Audiovisual como ferramenta de comunicação universal, com apelo artístico e/ou de entretenimento. Janelas: tv/computador, mobile, sala de cinema, museus/galerias, intervenções em espaço público; Filmes: cinema, TV, videoarte, publicidade, videoclipe, videoaula, webvideo, websérie;  Linguagem: opacidade e transparência; Técnicas: efeitos documentarizantes e fictivizantes;  Movimento: tempo e ritmo.

 

DANILO CUSTÓDIO
Mestrando em Artes - Programa de Pós Graduação em Artes -PPGARTES Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR. Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná, é sócio proprietário da produtora multiartes Na Real Cultural, onde desenvolve ideias e realiza projetos nas áreas do audiovisual, música, teatro e literatura. Atualmente, Danilo transita por duas vertentes profissionais: Produção e Educação. Na Produção, como realizador é vencedor do “Prêmio Brasil de Cinema Infantil” e indicado pela Academia Brasileira de Cinema ao “Grande Prêmio do Cinema Brasileiro”, ambos pelo seu primeiro curta “Pai aos 15”, além de atuar profissionalmente em web séries, videoclipes e filmes de curtas e longas metragens, nas áreas de roteiro, produção, direção, fotografia, edição e som; na Educação, é professor de cinema e audiovisual no Espaço de Arte, além de ministrar palestras, oficinas e workshops, onde já teve oportunidade de trabalhar ao lado de parceiros como o SESI, o SENAI, o SESC e a UNESPAR

image.png

 PROGRAMAÇÃO 

CINEMATECA DE CURITIBA
Rua  Presidente Carlos Cavalcanti, 1174 - São Francisco - Ctba/PR

 20 de Setembro de 2023
Quarta-feira 

MANHÃ:

9h00

Coffe break 

 
9h15 

Abertura do festival 


9h30 - 10h30 

Masterclass: Cinema É Educação?!

Profa. Dra. Marília Franco – USP

 

9h45 – 12h30  

Simpósio Audiovisual e Educação em ambiente formais e não-formais.

 

10h45 - 12h30

Mesa: Experiências com cinema e educação.

Mediação: Profa. Dra. Solange Straube Stecz – Unespar

 

Composição da mesa:

Profa. Dra. Salete Machado Sirino - Unespar

Prof. Dr. Alexandre Garcia - Unespar

Prof. Me. Oda Rodrigues - Colégio Estadual Olindamir Merlin

Prof. Me. Wagner de Alcântara Aragão - Colégio Estadual Do Paraná 

                               

 

TARDE:

13h30 - 17h30

Oficina: Introdução à produção audiovisual no espaço escolar

Ministrante: Me. Oda Rodrigues

​14h00 

Abertura


14h15 

1ª SESSÃO DOS FILMES SELECIONADOS

A Ilha é um Mundo (2020) – 3’43”

Centro Pedagógico Da Ufmg – Belo Horizonte / MG / BR

El Navegante De Pesca (2020) – 1’54”

Institutos Normales Del Consejo De Formación En Ed - Montevideo, Uruguay

Estigma (2020) – 5’55”

Cineduca CFE Uruguay - Mercedes/Uruguay​

Horta (2023) – 3’50”

Trakinagem Cinema e Educação - Uberlândia/MG/BR

De Quem São Os Olhos (2023) – 14’13”

Colégio Estadual Maria Gai Grendel – Curitiba/PR/BR

 

14h45 

Intervalo

15h00 

2ª SESSÃO DOS FILMES SELECIONADOS​

O Mundo De Diego (2022) - 10’40’’

Apae de Bariri -  Bariri/SP/BR​

                                   

O Jogo Virou (2018) – 7’14”

Colégio Municipal Anne Frank - Belo Horizonte/MG/BR

 

 

Caboclo Manauara (2023) – 6’

Escola Municipal Professor Raimundo Almeida Lúcio - Manaus/AM/BR

NOITE:

19h30 

Abertura

 
19h40 

Mesa: Diálogos Qualificados

Mediação:

Profa. Dra. Gisele Onuki - Unespar

 

Composição da mesa: 

Catalina Meza Reyes - Mestranda - PPGCineav - Unespar

Gabriela Dalberto - Graduanda em Dança - Unespar

Sabrina Trentim - Bacharel em Cinema e Audiovisual - Unespar

Victória R. Venâncio - Graduanda em Dança - Unespar

Sophia F. Klein - Graduanda em Artes Visuais - Unespar

               

Exibição: 

Filme das Entrevistas com professores sobre Arte na escola – 30’

MANHÃ:

9h00 

Coffee Break

 

9h15 

Abertura

 

9h30 – 11h30 

Mesa:  

CINEDUCA: a formação audiovisual de docentes no Uruguai e CINE DARCY: um cinema universitário e a difusão de produções no Brasil.

 

Mediação:

Me. Téia Werner – Werner Produções

 

Composição da mesa:

Profa. Me. Johanna Holt – Cineduca – Uruguai – “Pedagogia Audiovisual Em Educadores:  O Valor da Imagem na sala de aula”

Profa. Dra. Elis Miranda – UFF/RJ – “Cine Darcy: Trajetória do Cinema Universitário na UENF”

 

9h30 – 12h30 

Simpósio Audiovisual e Educação em ambiente formais e não formais.

 

TARDE

14h00 

Abertura

 

14h15 

1ª SESSÃO DOS FILMES SELECIONADOS

Sonho De Papel (2018) – 2’22”

Unespar - Fazenda Rio Grande/PR/BR

 

Fotocópia (2023) – 3’30”

Trakinagem Cinema e Educação - Uberlânndia/MG/BR

 

Menina Semente (2023) – 10’

Escola Técnica Estadual Nelson Barbalho - Caruaru/PE/BR

 

Qué estás dispuesto a dar (2018) – 8’31”

Institutos Normales del Consejo de Formación en ed. - Montevideo, Uruguay

 

14h45 

Intervalo

 

15h00 

2ª SESSÃO DOS FILMES SELECIONADOS

Recreio (2021) 3’30”

Unespar - Fazenda Rio Grande/PR/BR

 

Paraje Samurai (2018) – 5’56”

Institutos Normales del Consejo de Formación en ed. - Montevideo, Uruguay

 

Fantasma Vivo (2018) – 13’25”

Colégio Medianeira - Curitiba/PR/BR

Meteoro (2023) - 3’09”
Instituição Traquinagem Cinema e Educação - Uberlândia - MG

 

14h – 17h30 

Oficina: Possibilidades Audiovisuais

Ministrante: Danilo Custódio – Mestrando - Unespar

15h30

Mesa: Pelas minhas lentes: programa quebecois de formação de vídeo para estudantes secundaristas (BRASIL - CANADÁ) - *online - canal do youtube do Labeducine*

Apresentadora:
Sandra Nodari
Jornalista, documentarista e professora universitária. Pesquisadora de pós-doutorado na UQAM - Universidade do Québec em Montréal.

Téia Werner

Diretora do 1ºEducAção

Murilo Lazarin 

Diretor do 1ºEducAção

Convidados:
Claude-René Piette
Chefe de desenvolvimento de conteúdo e de produção da Radio Canada (ICI Québec)

Angélique Bouffard
Diretora da Seção de espaços culturais e de arte pública da Prefeitura de Québec.

Tradutora :
Maria Fernanda Bially
Mediadora Digital da Biblioteca de Québec

 

NOITE:

19h30 

Abertura

 

19h40 

Mesa: Formação em Cinema

 

Mediação:

Me. Silvia Gabriela Queluz

 

Composição da mesa:

Profa Me. Catu Rizo – Unespar – “Por uma pedagogia das margens: relato da formação livre em cinema e educação”

 

Mestrando – Danilo Custodio – Unespar – “A Educação no Cinema”

 

Exibição

- Curta Metragem “Complexo Cinema” 

- Vídeos Realizados Na “Formação Livre De Cinema e Educação”

 21 de Setembro de 2023
Quinta-feira 

MANHÃ:

9h00 

Coffee Break

 

9h15 

Abertura

 

9h30 

Mesa: Preservação Audiovisual

 

Mediação:

Profa. Dra. Marília Franco – USP

 

Composição da mesa:

Mirele Camargo - Museu de Imagem e do Som do Paraná - MIS

Mauro Domingues – Especialista em preservação audiovisual - Arquivo Nacional - RJ

Marcos Saboia – Coordenador da Cinemateca de Curitiba e responsável pelo acervo  da Cinemateca/ FCC

 

 

9h30 - 12h30 

Simpósio Audiovisual e Educação em ambientes formais e não formais.

 

TARDE:

14h00 

Abertura

14h15 

1ª SESSÃO DOS FILMES SELECIONADOS

A droga da obediência (2018) – 12’18”

Colégio Medianeira - Curitiba/PR/BR

 

Reality (2019).- 3’49”          

Universidade Cruzeiro Do Sul - São Paulo/SP/BR

 

A Encruzilhada (2023) - 10’08’’     

Québec, Canadá

 

Desigualdade: O "Pobre" Preso Na Antiguidade (2022) – 3’21” 

Instituto Gaylussac - Niterói/RJ/BR

 

A Prenda (2023) – 5’28”

ABC Lab - Economia Criativa - São Caetano do Sul / SP/BR 

 

14h55 

Intervalo

 

15h10 

2ª SESSÃO DOS FILMES SELECIONADOS

 

E agora, José? (2018) – 10’

Escola Estadual Humberto Mendes - Palmeira dos Índios/AL/BR

 

Qual Parte Você Não Entendeu? (2023) – 2’57”

Colégio Estadual Semíramis De Barros Braga - Pinhais/PR/BR

 

Microplásticos (2023) – 2’01”

Escola Municipal Profa Edivanda Maria Teixeira - Vitória da Conquista/BA/BR

 

Piénsalo (2019) – 3’55”      

Institutos Normales del Consejo de Formación en ed. – San José, Uruguay

 

A última aula (2019) - 14’

Escola Estadual Humberto Mendes - Palmeira dos Índios/AL/BRr

 

16h00

Roda de conversa: Alternativas analógicas das pedagogias do cinema no mundo digital: A chilena Alicia Vega.

Convidada:

Adriana Fresquet - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - FE/UFRJ

- Lançamento dos Cadernos de Alicia Vega em português.

NOITE:

19h30 - 21h

Local: Cinemateca

Premiação e encerramento. 

20h

Local: Centro de Artes Guido Viaro

(R. Francisco Mota Machado, 490 - Capão da Imbuia)

Exibição:

Parecia um bom plano (Julia Vidal) - 3'11"

Sobre amizade e bicicletas (Julia Vidal) - 12' (com audiodescrição)

Coelhitos e Gambazitas (Thomas Larson) - 10´26" 

 22 de Setembro de 2023
Sexta-feira 

bottom of page