top of page
Convidados

Adriana Fresquet
Mesa temática: Cinema e Educação
Professora na Faculdade de Educação da UFRJ desde 2006, coordena o Grupo CINEAD: Laboratório de Educação, Cinema e Audiovisual. Seus projetos de pesquisa incluem "Acervos Audiovisuais e Universidades na Produção de Conhecimento Escolar" e "Acervos Digitais no contexto do Plano Nacional de Educação Digital", desenvolvidos como pós-doutorado na FAU-USP. Coordena o Programa de Extensão "Cinema, Aprender e Desaprender", com atividades em escolas públicas e no Hospital Universitário em parceria com a Cinemateca do MAM-Rio. Foi uma das fundadoras da REDE KINO e integrou o grupo que elaborou a regulamentação da Lei 13006/14. Em 2023, liderou o Grupo de Formação Docente do Fórum Tiradentes e coordenou a elaboração do Programa Nacional de Cinema na Escola. No PPG-Educação da UFRJ, orienta pós-doutorados, mestrados e doutorados, além de coordenar encontros e coleções editoriais. Atua como curadora, jurada e conferencista em eventos de cinema no Brasil e outros países de América Latina.

Sheila Rodrigues
Formação: Biblioteconomia UFMG, Pedagogia Newton Paiva - Criadora e Coordenadora do projeto de cinema “Luz, Câmera …Escola em Ação!” que completou 8 anos em março de 2025, na E. M. Newton Amaral Franco.

Cristiane Senn
Pesquisadora de arquivos, produtora cultural e educadora. Mestre e bacharel em Cinema pela UNESPAR e bacharel em Comunicação Social pela UNICURITIBA. É professora no curso de Cinema da PUCPR. Foi gestora do MIS-PR e coordenadora do Programa Educativo CAIXA Gente Arteira. Atua há 18 anos no audiovisual, 13 dos quais voltados à formação nas áreas de cinema e fotografia e à difusão de filmes. Suas pesquisas e atuação passam pelos campos da gestão cultural, preservação audiovisual, pesquisa documental, cinema e educação, documentário, filme de arquivo, história, teorias do cinema e curadoria, além de ampla experiência no mercado de produção de filmes e projetos culturais.

Marco Dreer
Preservador audiovisual e pesquisador. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual (PPGCine) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Consultor da Fiocruz em preservação digital. Pesquisador associado do Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (LUPA-UFF). Ex-vice-presidente da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e membro da Associação Internacional de Arquivos Sonoros e Audiovisuais (IASA).

Andre Senna
Diretor de fotografia e diretor audiovisual com 15 anos de experiência, atuando entre Florianópolis, Curitiba e São Paulo. Formado em Cinema pela FAP/UNESPAR, assina a direção de fotografia de 10 longas-metragens e 3 séries, incluindo “O Sol das Mariposas”, selecionado para a Competitiva Brasileira do Olhar de Cinema, e “Verde Oliva”, filme de encerramento da 14a edição do festival. Foi indicado ao Prêmio ABC pelo documentário “Noite e Dia – Lima Barreto, Obra & Vida” e tem no currículo projetos em publicidade, videoclipes, documentários e cinema autoral. Entre seus trabalhos de destaque estão o clipe viral “Oração”, da Banda Mais Bonita da
Cidade, e o premiado curta-metragem “Decisão Real”.

Oda Rodrigues
Graduação em Letras pela USP, Mestrado em Artes pelo PPG-Artes/UNESPAR com estudos em Cinema e Educação Assina direção de produção do longa metragem “Franco e o trem do medo”, de Salete Machado, roteiro e direção dos curtas "A pesquisa", "Preâmbulo para amar a rua", "8 Quadras", “Retrato falado”, "Gritos da memória" , “Solombra: sol e sombra” , e "Oliveira" coordena projetos de produção audiovisual no espaço escolar. Produziu e dirigiu peças teatrais no espaço universitário, escolar e dos movimentos sociais. A peça "Cabocla Tereza" é a primeira incursão no teatro profissional como co-autor do texto dramático e na direção.

Jussara Locatelli
Curitibana, diretora e montadora, iniciou a carreira na TV Paranaense – atual RPC, e desde 1991 é sócia da REALIZA VÍDEO, uma produtora de conteúdo audiovisual fundada por duas mulheres, onde produziu e dirigiu mais de uma centena de documentários, ficção e institucionais, recebendo vários prêmios de produção. Desenvolveu e implantou projetos pioneiros de inovação e tecnologia no Paraná e promove cursos para capacitar o mercado em inúmeros municípios no estado. É Presidente do Sindicato da Indústria Audiovisual do Paraná – SIAPAR; fundadora do FAMES – FÓRUM AUDIOVISUAL MINAS, ESPÍRITO SANTO e Estados do SUL- PR, SC, RS; do Grupo + Mulheres – Lideranças do Audiovisual Brasileiro. É membro do Conselho Superior de Cinema no Ministério da Cultura, representante do SIAPAR no Plano de Ação da PR Film Commission, participa do grupo de trabalho da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial do Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços do Governo Federal e é sócia da SET – SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE TELEVISÃO. Pós-Graduação em Comunicação Audiovisual e Comunicação e Marketing.

Rene Scholz
Prof. Me. René Scholz
Graduado em Educação Artística, Artes Plásticas e História - FAP Faculdade de Artes do Paraná.
Pós Graduação em Fundamentos do Ensino da Arte - FAP
Mestre em Educação - UFPR
Atua como Professor de Arte na Socioeducação há trinta anos e no Sistema Penal há três.

Marcos Stankievicz Saboia
Servidor da FCC há 31 anos , há 22 anos assumiu o acervo da Cinemateca de Curitiba.
Com formação em Educação Artística e Cinema pela UNESPAR. Cineasta e docente em cursos de cinema na Cinemateca, exerce atualmente a função de coordenador do espaço.

Victor Ribeiro
É cineasta, roteirista e produtor, fundador da Birdme Filmes. Dirigiu projetos para Warner, CNN, GloboPlay e Globo Filmes, com obras selecionadas para festivais como Guadalajara, Tiradentes e Mostra Internacional de São Paulo. Entre seus trabalhos estão Aqualoucos e Terezinha (Paris Filmes), além do projeto em filmagem Yawa. Atualmente desenvolve o longa Encosta (Torino Film Lab) e o projeto literário-cinematográfico Vicente Semente

Edson Godinho
Analista de Desenvolvimento Comunitário do Sesc Paraná, coordena o projeto Cinema ao Ar Livre – Mostra Itinerante Sesc, que leva exibições a diferentes territórios do estado. É artista visual, experimentador audiovisual e pesquisador do cinema de Pedro Almodóvar e da Movida Madrileña.

Zeloi Aparecida Martins
Professora Associada de História do Colegiado do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES - Mestrado Profissional em Artes) da Universidade Estadual do Paraná UNESPAR (Campus de Curitiba II Faculdade de Artes do Paraná - FAP). Vice Coordenadora do Mestrado Profissional em Artes PPG-ARTES, vinculado ao Centro de Artes, da UNESPAR/Campus de Curitiba II. Pós-Doutorado em Linguagem Literária pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE (2017). Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná UFPR (2005). Mestrado em História pela Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná - UNICENTRO, Convênio com a Universidade Estadual Paulista UNESP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Arte - GIPA (UNESPAR/CNPq); Membro do Grupo de Pesquisa Cinema Educação (UNESPAR/CNPq). Experiência na área de História, com ênfase em cinema, história e educação.

Danilo Custódio
Cineasta e Mestre em Artes pela UNESPAR, atua como professor de cinema e audiovisual em instituições culturais e universitárias, além de ministrar cursos, oficinas e palestras. Enquanto realizador, é roteirista e diretor de conteúdos, atuando também nas áreas de produção, fotografia, edição e som.

Marina Borba
Professora, tradutora e intérprete de francês, com mais de 30 anos de experiência na área. Filha de pais belgas, aprendeu francês e se imergiu na cultura desde pequena, o que alimentou sua paixão pelo idioma. Formada em Comércio Exterior, Psicopedagogia, e vários cursos de especialização e aprimoramento, Marina dedica-se a ensinar o francês e a traduzir com o mesmo entusiasmo que tinha no início da sua carreira. Acredita firmemente que o aprendizado é o caminho que nos permite realizar nossos sonhos. Sua dedicação e amor pelo ensino fazem dela uma profissional respeitada e querida por todos os seus alunos e colegas.

Carol Mira
Antropóloga visual e cineasta brasileira especializada em audiovisual e direitos humanos. Com mais de 15 anos de experiência em projectos colaborativos com comunidades indígenas e periféricas, dedica-se ao cinema participativo como ferramenta de resistência. A partir de uma perspetiva decolonial, o seu trabalho aborda questões como os direitos humanos e territoriais, a recuperação de territórios e diásporas culturais, promovendo o diálogo intercultural através da educação e da produção audiovisual. Carol é doutoranda em antropologia pela Université Laval, em Québec, onde vive atualmente dividindo os projetos que realiza também no Brasil.

Sanda Nodari
Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal) e em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. É mestre em Comunicação e Linguagens (UTP) e jornalista pela UEPG. Atuou por 20 anos como professora universitária no Brasil e está terminando seu pós-doutorado na Université du Québec à Montréal, no Canadá, onde vive. Desde 2004, realiza produções audiovisuais para televisão e cinema, atuando como roteirista, pesquisadora, produtora e diretora. Atualmente tem se dedicado à pesquisa e à atuação como voluntária de projetos sociais que buscam visibilizar as diversidades sexuais e pluralidades de gênero. É a representante do Festival EducAção em Québec.
bottom of page